Wednesday, December 4, 2013

Saloio do Sabugo


Conheci o Mestr'Esteves (na Foto 2012) através do seu filho Filipe Esteves, mais conhecido entre nós como o Lipinho. Sempre foi um homem de trabaho, que gostava de contar as suas histórias e muito respeitador do próximo. Passados quase trinta anos encontro o Mestr'Esteves a limpar o passeio em frente ao Correio. Em conversa disse ele: - "Então Figueirinha, já fazia tempo que não te via. Olha eu para cá ando entretido". O que ele queria dizer, é que era útil. E o que estava a fazer era para passar o tempo e porque não gostava de ver os passeios da sua aldeia, o  SABUGO   "ao deus da dárá".
E parece que a alcunha do filho, com M, passado este anos todos, se reflete na atitude que continua a ter na sua vida que lhe resta.- LIMPINHO.
Foto e Texto: José A.S. Figueira

Sunday, August 4, 2013

Uma horta biológica, orgânica, pedagógica outrora aconteceu no Sabugo

Quinta do Monte das Pulhas ou do Vale Profundo 
Podíamos lhe chamar Vale Profundo, o irmão mais rural do Vale Profundo, o que foi evocado pelo Hans Christhian Andersen, na Vila de Sintra. Podíamos fazer do Vale, se tivesse pedido ajuda o meu avô, SR. Joaquim Luis Batalha Soares, uma grande horta; uma horta biológica, orgânica, pedagógica como foi para mim. Que bom seria, se fosse isso tudo para a comunidade aprender, trocar aprendizagens, criar mais valias para a familia e para o Sabugo. Resta a memória de muitas brincadeiras com a cadela TOSKA que um dia ofereci ao meu avô para lhe fazer companhia.Outrora na posse do meu padrinho, António Batalha, adivinhava-se a Cultura da Terra, hoje na posse de outra família, adivinha-se um Condomínio. Oxalá que ele traga tão boas memórias para partilhar.
 ( Texto e Foto:  José A.S. Figueira)